Um dos mais importantes exames de diagnóstico por imagem que existe é a angiotomografia coronariana, responsável por analisar a saúde arterial do nosso coração. Porém, essa é apenas uma modalidade da tomografia computadorizada, conhecida como um dos exames mais avançados existentes na atualidade.

Como a finalidade da tomografia é identificar qualquer problema, lesão ou alteração interna, o exame pode ser realizado em diferentes regiões do corpo:

  • Cérebro;
  • Tórax;
  • Abdômen.

Para o exame, o aparelho tomógrafo fica conectado a um computador, registrando imagens internas de alta qualidade e resolução. As imagens transversais são captadas através de radiação ionizante, e registradas em pixels. No caso da angiotomografia coronariana, o objetivo é investigar a saúde especificamente do coração.

Mas, as artérias e veias existem por toda a extensão do corpo. Se você está com problemas ou com alguma suspeita cardíaca, saiba mais sobre o exame coronariano nesse artigo!

Para que serve a angiotomografia coronariana?

O exame consegue analisar os vasos sanguíneos que envolvem o coração (artérias e veias). Assim, o médico percebe o desenvolvimento de placas de gordura nas artérias, fator que diminui a chegada e passagem de sangue e, consequentemente de oxigênio ao órgão. Com o exame, o diagnóstico de angina pode ser realizado.

Como funciona esse procedimento?

Rápido e minimamente invasivo, a angiotomografia é muito diferente da angiografia convencional, que é realizada através de incisão de um cateter na região, através de um raio-x. Mais moderna, a angiotomografia realiza, em vários ângulos, diversas imagens, em diferentes cortes nas estruturas crônicas.

Para isso, o paciente entra em um tubo que utiliza um anel de 360 graus para captar as imagens, que serão transmitidas para um computador anexo ao tomógrafo. Durante o procedimento, os batimentos cardíacos do paciente são registrados para que possa ser sincronizado com o movimento cardíaco (sístole e diástole).

Para melhor visualização das veias, contraste é injetado por uma bomba infusora, geralmente no braço do paciente. Por isso, se o individuo for alérgico a essa substância, deve informar ao médico.

Para quem a angiotomografia coronariana é indicada?

Os diagnósticos do exame são bem amplos, sendo indicado para pacientes com suspeita de aneurismas, estenoses, oclusões, angina etc. Mas, também é indicado para pessoas com alto risco de complicações cardíacas, que possuam:

  • Hipertensão;
  • Sedentarismo;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Hipercolesterolemia (alta taxa de colesterol no sangue);
  • Entre outros fatores.

Pacientes de baixo risco, sem históricos cardíacos, ao perceberem anormalidades também podem realizar o procedimento. Além disso, como monitora de veias e artérias, o exame também serve como acompanhamento preventivo para complicações vasculares após cirurgias.

Quais as alterações esse procedimento pode detectar?

Com esse exame, diversas informações relevantes sobre as condições vasculares do órgão são obtidas. Entre elas estão a presença de placas, calcificadas ou não calcificadas, nas artérias.

As placas calcificadas são um bloqueio vascular que, sem tratamento, podem culminar em um evento cardíaco dentro de 5 ou 10 anos. Já as placas não calcificadas são também chamadas de placas moles ou de gordura. Pelo exame, é diagnosticado o grau de gravidade desse bloqueio e a melhor forma de tratamento.

O que é a avaliação do escore de cálcio?

O procedimento é realizado juntamente com a angiotomografia para avaliar e quantificar a existência de calcificação (placas) nas artérias. O escore estipula grau baixo, intermediário e de alto risco para infartos e angina, mesmo em casos assintomáticos.

Assim, é uma forma de descobrir precocemente o risco do paciente em desenvolver complicações cardíacas.

Quanto tempo leva a angiotomografia coronariana?

A angiotomografia é bastante rápida e sem muitos desconfortos. O exame dura aproximadamente 10 minutos.

Agende o seu exame!

Exames de imagem com qualidade? Realize o seu no CDI! Contamos com os melhores equipamentos e com profissionais qualificados para desempenhar essa função. Ligue e agende a sua angiotomografia!