Desde o início da pandemia pelo novo Coronavírus, os exames de RT-PCR e os testes sorológicos foram primordiais para a identificação do vírus nos pacientes infectados. Porém, além desses dois primordiais métodos, a Tomografia Computadorizada de Tórax também tem sido muito utilizada como recurso auxiliar no estadiamento do quadro.

Neste texto explicaremos tudo sobre o exame. Mostraremos como ele pode auxiliar no diagnóstico da COVID-19 e qual o papel da Tomografia no contexto atual. Por fim, descreveremos quais são as contraindicações e cuidados antes do procedimento.

O que é a Tomografia Computadorizada?

O exame de Tomografia Computadorizada (TC) é um exame de imagem altamente detalhado. Com ele, o profissional da saúde analisa diversas estruturas do corpo, como tecidos, órgãos e ossos. Sendo assim, a Tomografia na área do tórax permite visualizar qual o estado dos pulmões do paciente.

O exame não apresenta nenhum risco à saúde e é realizado por um radiologista. Durante o procedimento, a pessoa deve ficar deitada e imóvel para o aparelho capturar as imagens com clareza. Ele demora entre 5 e 30 minutos para ser realizado.

Os exames de Imagem fazem parte do protocolo oficial de diagnóstico da COVID-19?

Embora a Tomografia Computadorizada seja relevante para analisar a gravidade do quadro do paciente, ela não está entre os exames do protocolo oficial de diagnóstico da doença. Isso porque o exame não detecta a presença do vírus em si no organismo, mas analisa as complicações pulmonares presentes.

Isto é, a Tomografia Computadorizada de Tórax é um método auxiliar no diagnóstico da doença, podendo, por exemplo, facilitar o trabalho do médico quando os testes sorológicos e RT-PCR estão em falta – cenário muito comum na rede pública de saúde. Além disso, se o paciente apresenta diversos sintomas graves de COVID-19, mas ainda está aguardando o resultado do teste para confirmar a doença, com a TC é possível analisar a gravidade das complicações respiratórias e encaminhar esse paciente para o tratamento adequado o mais rápido possível.

Sendo assim, podemos dizer que o exame não é o principal método de diagnóstico da COVID-19, mas serve de coadjuvante durante a identificação e tratamento da doença. Isso acontece porque a Tomografia Computadorizada possibilita não somente descartar outras doenças, mas também oferece uma avaliação precisa do quanto a doença afetou os pulmões do paciente.

Como a Tomografia Computadorizada de Tórax pode auxiliar no diagnóstico da COVID-19?

Como foi dito anteriormente, a Tomografia Computadorizada não deve ser o único método de diagnóstico da COVID-19. Porém, ela é primordial para estudar o avanço da doença, identificando o quanto ela já afetou os pulmões do paciente. Com ela, também é possível identificar, inclusive, se as complicações pulmonares são causadas por outras doenças que não o SARS-CoV-2.

Sendo assim, tanto para o acompanhamento da doença como também em lugares em que o RT-PCR ou os testes sorológicos estão escassos, o uso do exame de imagem é primordial.

Contraindicações e cuidados importantes antes do procedimento

Embora o exame de Tomografia seja altamente seguro para os pacientes, ainda há contraindicações e cuidados importantes que devem ser observados. Por exemplo, devido à radiação emitida, o procedimento não é indicado para gestantes ou mulheres que suspeitam de gravidez. Além disso, pessoas que possuem alergia ao iodo, não podem realizar o exame com contraste.

Antes do procedimento, o paciente deve estar em jejum de no mínimo 4 horas. Durante a TC, ele não deve usar nenhum tipo de objeto metálico, como brincos, piercings e sutiã com aro.

Entre em contato com o CDI e agende seu exame!

Agora que você já sabe qual a importância desse exame de imagem, entre em contato com o CDI e agende já o seu procedimento!

CDI – A confiança que a sua saúde merece.