Tão importante quanto manter bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas, os exames de rotina são essenciais para garantir a saúde e qualidade de vida. Isso porque, entender quais são as necessidades do seu corpo e avaliá-lo periodicamente é ideal para detectar alterações no funcionamento do organismo antes que elas possam se manifestar como doenças.

Quer entender mais sobre o tema? Neste texto vamos mostrar com qual frequência devem ser realizados os exames. Além disso, vamos explicar qual a importância de manter os exames em dia e porque eles devem ser sempre interpretados por um médico. Confira!

Com qual frequência devem ser realizados os exames de rotina?

A frequência estabelecida para os exames varia de acordo com a faixa etária e fatores de risco para determinadas doenças. Sendo assim, o ideal é sempre perguntar ao seu médico qual o melhor momento para realizar uma nova sequência de exames. Normalmente, o indicado é o seguinte:

  • Adultos saudáveis: novos exames a cada dois anos;
  • Pessoas com fatores de risco para determinadas doenças: fumantes, obesos, sedentários ou pessoas com colesterol alto devem realizar uma nova sequência de exames uma vez por ano;
  • Portadores de doenças crônicas: pessoas com câncer, diabetes ou hipertensão devem realizar os exames a cada seis meses. 

Qual a importância de manter uma rotina de realização de exames?

Como já foi dito, a realização de exames frequentemente é tão importante quanto alimentar-se adequadamente ou praticar exercícios. Isso porque essa prática garante que sejam identificadas alterações no funcionamento do organismo ou até mesmo o início de doenças que podem ser rapidamente tratadas, antes que se desenvolvam quadros mais complexos.

Veja abaixo alguns dos principais exames que devem ser realizados rotineiramente:

  • Hemograma;
  • Glicemia;
  • Avaliação dos lipídios no sangue;
  • Exame de urina;
  • Exame de fezes;
  • Enzimas hepáticas;
  • Dosagem de PSA;
  • Dosagem de TSH e T4 Livre (função tireoidiana);
  • Dosagem de Creatinina e Ureia (função renal);
  • Exames para DSTs (Doenças Sexualmente transmissíveis).

Os exames de rotina podem variar de paciente para paciente

Até o momento, mostramos qual a importância da prática regular de alguns exames e explicamos qual a frequência correta de acordo com cada pessoa. Além disso, os exames variam também em relação a faixa etária e ao sexo da pessoa.

Desse modo, para homens a partir dos 40 anos de idade, é recomendado o exame de próstata, a colonoscopia e exames cardiovasculares, como os testes ergométricos e o eletrocardiograma.

Já para as mulheres acima dos 40 anos o ideal é realizar a mamografia, a densitometria óssea, Raio X do tórax, o teste de perfil hormonal, o Papanicolau e o exame pélvico. Além disso, as mulheres que estão no início do ciclo menstrual até os 30 anos precisam realizar o ultrassom transvaginal quando solicitado pelo médico e o autoexame de mama.

A interpretação dos exames deve ser feita sempre por um médico!

Além da realização dos exames, é essencial não deixar de levar os resultados para que o médico possa interpretar. Assim ele consegue analisar detalhadamente todas as informações clínicas, históricos e outros dados importantes para acompanhar a saúde do paciente. Caso necessário, ele poderá também indicar exames mais detalhados.

Entre em contato com o CDI

Ao longo deste texto mostramos qual a importância dos exames de rotina. Começamos explicando que analisar o funcionamento do seu corpo é primordial para detectar possíveis alterações e assim realizar o diagnóstico precoce de diversas doenças. Posteriormente, mostramos que os exames podem variar de acordo com a faixa etária do paciente e, por fim, mostramos o porquê de privilegiar a interpretação dos exames por um médico.

Gostou de entender qual a importância de realizar exames rotineiramente? Então não deixe de entrar em contato com CDI para agendar os seus exames!