Também conhecida por RM, a Ressonância Magnética de Corpo Inteiro é um método de diagnóstico por imagem capaz de obter imagens detalhadas de diversas partes do corpo. Considerado como um dos maiores avanços do século para o diagnóstico médico, o exame não utiliza métodos invasivos ou quaisquer outros que podem prejudicar a saúde do paciente.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o tema? Então não deixe de ler este texto até o final! Primeiramente, vamos mostrar o que é a Ressonância Magnética de Corpo Inteiro. Depois, explicaremos quando o exame é indicado e quais partes do corpo ele analisa. Por fim, mostraremos quanto tempo leva o procedimento e quem pode realizá-lo. Confira! 

O que é a Ressonância Magnética de Corpo Inteiro?

A Ressonância Magnética de Corpo Inteiro é um importante exame no diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças. Através dele pode-se analisar diversos órgãos, tecidos e estruturas, auxiliando a identificar diversas patologias.

Quais as indicações da Ressonância Magnética de Corpo Inteiro?

O exame é realizado, na grande maioria dos casos, quando há suspeita de tumor. Abaixo tem alguns exemplos de quanto este exame é solicitado:

  • Estadiamento de câncer de pulmão;
  • Estadiamento do câncer de ovário;
  • Metástases ósseas;
  • Mieloma múltiplo;
  • Estadiamento de Linfoma. 

Quando realizar o procedimento?

O médico solicitará a realização do exame quando é preciso determinar o tamanho das lesões e a sua disseminação pelo corpo do paciente, a fim de indicar o melhor tratamento para o câncer.

Além disso, uma outra aplicação do exame é quando o paciente se queixa de múltiplas dores articulares pelo corpo.

Quanto tempo leva o procedimento e como ele funciona?

A RM de Corpo Inteiro é feita na máquina de ressonância. O paciente deve deitar-se na maca, que desliza para dentro do aparelho circular. Logo após, é preciso permanecer imóvel para garantir imagens detalhadas e de qualidade.

O procedimento dura alguns minutos e é extremante seguro para o paciente.

O equipamento funciona a base de imãs poderosos, que criam um campo magnético capaz de gerar as imagens e depois transmiti-las para um computador. Para isso, é essencial que o paciente não use nenhum objeto metálico durante a RM. Para quem tem implantes, como pinos e marca-passo, é primordial avisar ao técnico antes de começar o exame.

Pessoas claustrofóbicas podem realizar a Ressonância Magnética de Corpo Inteiro?

Para pessoas claustrofóbicas ou crianças, pode parecer um pouco mais complicado permanecer imóvel por alguns minutos dentro do aparelho de RM. Porém, no CDI existe o Projeto Carneirinho!

O projeto conta com uma série de medidas para que o paciente se sinta confortável e seguro ao realizar o procedimento. Disponibilizamos horários alternativos para as pessoas conhecerem os aparelhos e a sala de exame antes do procedimento. Desse modo, garantimos assistência humanizada e facilitamos o dia a dia dos nossos pacientes.

Agende já o seu exame no CDI!

Ao longo deste texto explicamos tudo sobre a Ressonância Magnética. Explicamos que esse método diagnóstico funciona a base de campos magnéticos capazes de obter imagens detalhadas.

Posteriormente, mostramos quais áreas do corpo são analisadas pelo exame e quanto tempo demora o procedimento. Por fim, mostramos como ele pode ser realizado por pessoas claustrofóbicas e crianças no CDI!

Gostou de entender mais sobre a RM de Corpo Inteiro? Então não deixe de agendar o seu exame!