A ressonância magnética é o exame de imagem padrão ouro para avaliação de pacientes com problemas de coluna, como por exemplo a hérnia de disco. O procedimento avalia a morfologia (forma) dos discos e também o grau de comprometimento da hérnia ou protusão (deslocamento) nos nervos que passam no local.  

Primeiramente, você sabe o que é hérnia de disco?

A hérnia de disco ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral se desloca por uma abertura no invólucro exterior mais rígido.

A hérnia pode acontecer em vários segmentos da coluna (cervical, dorsal e lombar) e pode resultar em dor, dormência ou fraqueza de alguma parte do corpo, como um braço ou uma perna. Algumas hérnias não causam sintomas.

Quais os principais fatores de risco para problemas de coluna e hérnia de disco?

A maioria dos problemas de coluna e hérnia de disco podem ser evitados. Para isso, fique de olho nos principais fatores que podem aumentar o risco desses problemas:

  • Excesso de peso corporal;
  • Má postura no trabalho e em atividades do dia a dia;
  • Levantamento e esforço com alta carga de peso;

Por que fazer uma RM de coluna para ver hérnia de disco?

A ressonância magnética (RM) é utilizada para avaliar as estruturas da coluna como os ossos, discos e os espaços entre os ossos vertebrais por onde passam os nervos e, consequentemente, localizar a hérnia de disco. 

O exame poderá ser indicado para examinar a coluna e medula espinhal em busca de lesões, anormalidades estruturais ou outras patologias. 

Assim que a hérnia for diagnosticada no exame, o médico poderá definir o melhor tratamento, que pode incluir medicamentos, fisioterapia e, possivelmente, cirurgia.

Lembre-se sempre de procurar seu médico de confiança.

Gostou de entender sobre a hérnia de disco e a ressonância? Então não deixe de entrar em contato com o CDI para agendar os seus exames! Agende já o seu exame.

CDI – A confiança que sua saúde merece!