Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) a cada 90 segundos um brasileiro morre devido a complicações cardíacas. Mesmo esse índice sendo alto, é muito difícil de identificar precocemente problemas no coração. Sendo assim, o Escore de Cálcio Coronariano e a Angiotomografia Coronária são exames precisos no diagnóstico e prevenção da doença cardiovascular.

É por esse motivo que explicaremos o que são as doenças cardiovasculares e quais são os seus fatores de risco. Além disso, mostraremos como o Escore de Cálcio Coronariano e a Angiotomografia das Artérias Coronárias são decisivos no diagnóstico, e como cada  procedimento é realizado.

O que são as doenças cardiovasculares? 

A doença cardiovascular afeta o coração e/ou os vasos sanguíneos. Geralmente, os ataques cardíacos e os acidentes vasculares são resultantes de complicações cardiovasculares. Confira algumas dessas complicações:

  • Trombose venosa profunda: Coágulo de sangue em uma veia profunda, geralmente nas pernas;
  • Embolia pulmonar: Uma doença em que uma ou mais artérias pulmonares ficam bloqueadas por um coágulo sanguíneo;
  • Doença cardíaca reumática: normalmente causada por danos no músculo do coração e valvas cardíacas;
  • Cardiopatia congênita: malformação na estrutura do coração;
  • Doença arterial coronariana: é o resultado da obstrução das artérias coronárias – vasos sanguíneos que irrigam o coração;
  • Doenças cerebrovasculares: estão relacionadas a patologias que atingem os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro, podendo danificar o seu funcionamento;
  • Doença arterial periférica: condição circulatória em que vasos sanguíneos estreitos reduzem o fluxo de sangue para os membros.

Fatores de risco para as doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares e os AVC’s (doença cerebrovascular) podem ser associados a alguns fatores de risco. Sendo assim, o uso de álcool e/ou tabaco em excesso, dietas inadequadas, e sedentarismo podem aumentar o risco de o paciente desenvolver problemas cardiovasculares e cerebrovasculares.

Tais práticas podem levar a pessoa a desenvolver obesidade, pressão arterial elevada, glicemia alta e elevação do colesterol, dentre outros. Problemas que também estão associados as doenças cardíacas.

A Angiotomografia Coronária no diagnóstico e prevenção de doenças cardiovasculares

Depois de explicarmos o que são as doenças cardiovasculares e quais são os fatores de risco, vamos explicar como a Angiotomografia das Artérias Coronárias é essencial para detectar problemas no coração. Isso porque esse exame é o único procedimento não invasivo capaz de visualizar as artérias que irrigam o musculo cardíaco.

Esse exame não invasivo é uma Tomografia Computadorizada capaz de avaliar o coração (mais especificamente as artérias do coração). Além disso, ele permite visualizar o surgimento de placas calcificadas e gordura nas artérias precocemente, proporcionando um tratamento direcionado o quanto antes, reduzindo o risco de evento coronariano futuro.

Como a Angiotomografia Coronária é realizada?

O paciente permanece deitado, preferencialmente com os braços acima da cabeça, com monitorização cardíaca contínua. Para analisar as artérias coronárias é necessário o uso do contraste iodado endovenoso e medicação para controle da frequência cardíaca. Normalmente, o procedimento é realizado em cerca de 10 minutos.

O Escore de Cálcio Coronariano na estratificação do risco cardiovascular

É indicado para pacientes assintomáticos. Avalia e quantifica a presença de cálcio nas artérias do coração, tendo papel relevante na estratificação de risco cardiovascular, visto que a sua presença e extensão indicam um maior risco de evento coronariano futuro (infarto do miocárdio, p.ex.).

O exame é rápido, indolor e não exige preparo, nem utilização de contraste iodado. Através do aparelho de tomografia computadorizada com sincronização cardíaca, adquirimos as imagens do coração com baixa dose de radiação que serão processadas e analisadas em software específico.

Entre em contato com o CDI e agende já o seu exame!

Ao longo deste texto mostramos como a Angiotomografia Coronária é essencial no diagnóstico de doenças cardiovasculares. Explicamos o quão necessário é a identificação precoce dos problemas no coração. Por fim, mostramos como a Angiotomografia é realizada, quanto tempo dura o procedimento e quais os cuidados necessários para a sua realização.

Agora que você já sabe como os exames de imagem são essenciais para diagnosticar problemas cardíacos, não deixe de entrar em contato conosco para agendar o seu procedimento!