Existem muitas doenças, lesões e complicações que acometem a região do pulmão e caixa torácica. Nesse quesito, exames de diagnóstico por imagem são fundamentais. Não só para investigar suspeitas, mas também para obter um diagnóstico precoce e prevenir possíveis riscos. Um dos exames mais indicados no diagnóstico e acompanhamento de doenças cardiovasculares é a Tomografia Computadorizada de Tórax.

Muitas pessoas associam esse exame aos problemas desenvolvidos somente no pulmão. Mas a verdade é que o procedimento avalia toda a caixa torácica do paciente, incluindo também o coração.

Além disso, a saúde do tórax pode vir a impactar outras partes importantes do corpo, próximas ao sistema pulmonar, como coluna e costelas. A Tomografia Computadorizada de Tórax é um procedimento muito fácil de ser realizado que permite, inclusive, a realização por pacientes que possuam qualquer tipo de implante médico.

Mas, ainda assim, na prática, o exame gera muitas dúvidas entre as pessoas. Retire todas elas!

O que é a Tomografia de Tórax?

Esse exame de imagem é bastante semelhante ao raio-X, porém, permite um diagnóstico ou acompanhamento clínico muito mais detalhado. O procedimento utiliza de múltiplos detectores, garantindo melhor visualização dos órgãos internos, tecidos pulmonares, ossos, vasos e gordura.

Quais são as indicações da Tomografia de Tórax?

O procedimento é indicado para análise e acompanhamento de qualquer alteração identificada na região do tórax. Muitas vezes, as alterações são captadas anteriormente com um exame de raio-X.

Além de averiguar problemas pulmonares, o exame permite uma análise de toda a região torácica, englobando setores específicos. A Tomografia Computadorizada de Tórax também é recomendada para indicar a realização de alguma cirurgia.

Quais alterações esse exame é capaz de diagnosticar?

Como evidenciado, esse exame permite o diagnóstico de muitas complicações e doenças. Através da TC é possível avaliar:

  • Alterações congênitas na região;
  • Aneurismas;
  • Bronquiectasias;
  • Derrames;
  • Doenças na pleura;
  • Fibrose pulmonar;
  • Inflamações;
  • Lesões na coluna e costelas;
  • Nódulos;
  • Patologias intersticiais;
  • Pneumonia;
  • Problemas no coração;
  • Problemas torácicos;
  • Tuberculose;
  • Tumores malignos e benignos;
  • Entre outros.

Como a Tomografia Computadorizada de Tórax é realizada?

A Tomografia é um exame muito rápido e simples. Realizado em aproximadamente 15 minutos, gera poucos incômodos ao paciente. Para que as imagens sejam capturadas corretamente, é necessário que a pessoa se deite em uma maca, que deslizará para dentro de um grande tubo.

O paciente deverá permanecer imóvel na mesma posição para que imagens sejam batidas pelo aparelho de imagem. O técnico radiologista passará todas as instruções necessárias antes do procedimento.

Como é o preparo para o exame?

Antes de realizar a Tomografia, no entanto, o paciente deve seguir algumas recomendações clínicas. Para adentrar o aparelho, ele não deve estar usando nenhum material metálico. Joias, brincos, óculos, dentaduras, piercings, sutiãs com aros e prendedores de cabelos devem ser removidos.

A presença desses objetos impede a boa captação das imagens. Fora isso, o paciente deverá estar em jejum por no mínimo quatro horas antes da Tomografia. Alguns medicamentos também podem ser suspensos, como no caso de remédios para diabetes. Converse com o seu médico!

Agende seu exame no CDI

Em alguns casos, a Tomografia irá exigir o uso de contraste. Mas, essa recomendação será indicada e orientada pelo médico. O que é importante saber é que, quando realizada periodicamente, a Tomografia de Tórax previne pessoas assintomáticas contra doenças cardiovasculares e quadros de risco.

A prevenção é determinante para quem já desenvolveu complicações anteriores e possui históricos familiares. Mantenha sua saúde em dia! Agende o seu exame em uma clinica de imagem especializada. No CDI você realiza o seu exame de forma segura e eficaz. Agende já!

CDI, a confiança que a sua saúde merece!