O inverno chegou e junto a temperatura mais amena, começam aquelas famosas dor “nas juntas”, que todo mundo vive comentando. E não vá pensado que é lenda, ela realmente ocorre quando ficamos expostos ao frio devido a resposta do nosso corpo que esta tentando manter o chamado equilíbrio térmico (temperatura).

O corpo humano funciona bem a uma temperatura entre 36°C e  37°C, e quando o frio chega a forma que ele encontra de manter a temperatura e a contração muscular involutória realizada pelo sistema nervoso central.

De acordo com o clinico geral Paulo Olzon, professor de Clinica Medica na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo),  as contrações musculares esquentam o corpo, mas acabam por sobrecarregar as articulações, provocando aquela famosa dor “nas juntas”.

Quem também passa por mal bocados são aqueles que tiveram um osso fraturado, pois na reconstrução natural do local fraturado forma aquilo que a medicina chama de calo ósseo, com uma membrana denominada periósteo, sendo esta membrana rica em receptores sensoriais, que são os responsáveis pela percepção da dor.

Alem disso tudo, temos um aumento do ácido latico no organismo, devido a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos e consequentemente menos oxigênio sendo bombeado pelo corpo. O ácido latico por ser altamente estimulante para as estruturas receptoras no periósteo ajuda a aumentar o desconforto.

Como me livrar da dor?

Comece pelo clássico, agasalhando-se bem, pois assim o sangue circula mantendo a produção de oxigênio sem aumentar o tal do ácido latico.

E finalmente, o bom e velho exercício físico, principalmente os aeróbicos, que aumentam a temperatura corporal e estimulam a produção de endorfina, que ajuda no controle da percepção da dor.

E não se esqueça de tomar os cuidados para essa época do ano, como evitar locais fechados e com aglomerações.

Fonte: UOL