As doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e diabetes, estão diretamente ligadas ao nosso estilo de vida. Quando fazemos algumas escolhas, o nosso organismo responde. Por isso, fazer exercícios físicos diariamente, por exemplo, é uma das principais formas de manter a nossa saúde em dia. Mas, especialmente no caso das doenças cardiovasculares, uma rotina de alimentação balanceada é capaz de prevenir complicações com pequenas substituições diárias.

A junção de uma atividade física constante e uma alimentação balanceada no dia a dia possibilita reduzir em até 30% os riscos de desenvolver doenças cardíacas. Você tem propensão a desenvolver essas patologias? Então, saiba como cuidar da saúde do seu coração!

A relação entre a alimentação e a saúde cardíaca

Sal, açúcar e gordura: Essa é a fórmula perfeita para o desenvolvimento de complicações cardíacas. O consumo em excesso desses componentes favorece a elevação do colesterol e o surgimento de placas de gordura no sangue.

Essas placas são responsáveis por entupir as artérias do paciente, podendo culminar em derrame, infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). O consumo rotineiro de legumes, frutas, verduras e sementes ajuda a diminuir esses fatores de risco. Assim, a prevenção, dentre outras ações, depende de uma alimentação livre de alimentos processados e rica em alimentos naturais.

Como manter uma alimentação balanceada e saudável?

Pessoas que possuem histórico genético de doenças cardiovasculares na família precisam se conscientizar e entender que ser saudável não é sinônimo de ser magro ou sarado. A melhor forma de conseguir manter uma alimentação balanceada é seguir dietas que não sejam altamente restritivas, mas que prezem pela distribuição correta dos alimentos no prato.

Uma rotina de alimentação balanceada e saudável deve ter equilíbrio entre gorduras boas, carboidratos e proteínas. Uma dica para manter a constância na dieta é se atentar mais a qualidade das comidas, do que a quantidade de nutrientes que se está ingerindo.

Os alimentos heróis do coração

Além da reposição de nutrientes necessários para um corpo saudável, os bons alimentos controlam os níveis de “colesterol ruim” na corrente sanguínea.

Confira os aliados do coração:

  • Aveia – É rica em fibras solúveis e diminui consideravelmente o nível de “colesterol ruim”;
  • Azeite de oliva – O extra virgem reduz os níveis de “colesterol ruim” e valoriza o “bom colesterol”.
  • Peixes – Rico em Omega 3 e propriedades anti-inflamatórias;
  • Soja – Reduz os níveis de “colesterol ruim”;
  • Uva – Os flavonóides das uvas são excelentes

Alimentos inimigos do coração

Como citado, açúcar, sal e gordura, quando consumidos em excesso, são os principais vilões contra a saúde arterial. Saiba um pouco mais:

  • Açúcar – Maior responsável pela obesidade;
  • Gordura – As gorduras trans e as gorduras saturadas elevam os níveis de “colesterol ruim”;
  • Sal – Quando em excesso, eleva a pressão arterial, contrai as artérias e compromete as funções

Todos os alimentos ultra processados são ricos nesses três componentes. O sal, por exemplo, está nos temperos prontos e salgadinhos. O açúcar, em doces, refrigerantes, mas também em massas e pães. Óleo de coco, banha de porco, dendê, manteiga e laticínios são exemplos de gorduras saturadas.

Exames para diagnóstico de alterações e doenças cardiovasculares

Mas, além de uma dieta balanceada e saudável, a realização de exames preventivos é de extrema importância. Os exames de diagnostico por imagem, por exemplo, são aliados na detecção de alterações cardíacas, antes de um acidente vascular ou complicações que podem vir a acontecer. Confira dois importantes exames de imagem:

Ressonância Magnética do Coração

A Ressonância Magnética capta imagens tridimensionais de alta resolução do músculo cardíaco. Com isso, permite diagnosticar tumores e alterações nos vasos sanguíneos com alta precisão.

Angiotomografia Coronária

É um exame rápido que usa a Tomografia Computadorizada para avaliar os vasos sanguíneos que suprem o músculo cardíaco – artérias coronarianas. A Angiotomografia é muito útil para avaliar se as artérias coronárias estão saudáveis ou não.

Agende seu exame no CDI!

Com a saúde do coração não se brinca! Adote novos hábitos e garanta mais saúde para sua vida. Precisando fazer um check-Up? Procure um médico de confiança e agende o seu exame no CDI.

CDI – A confiança que a sua saúde merece!