A Densitometria Óssea (DMO) é um exame utilizado para avaliar a perda de massa óssea. Por meio dele é possível observar as áreas mais suscetíveis a fratura, indicando também o surgimento de doenças como a osteoporose.

Quer saber mais sobre esse exame? Neste texto mostraremos para que ele serve, quando é indicado e como ele é realizado. Além disso, mostraremos a diferença entre osteopenia e osteoporose, e quais cuidados o paciente deve ter antes da realização do procedimento.

Para que serve a Densitometria Óssea?

O exame de Densitometria Óssea é um procedimento realizado para avaliar a perda de massa óssea, que normalmente indica o surgimento de alguma patologia óssea.

Através do exame, é possível detectar a perda de massa desde o seu estágio inicial, quando ainda não surgiram os primeiros efeitos negativos. Assim, o quadro pode ser tratado com mais facilidade.

Quando e para quem esse exame é indicado?

O exame de DMO é indicado como procedimento de rotina para os seguintes grupos:

  • Mulheres a partir dos 65 anos de idade, e homens a partir dos 70 anos;
  • Pacientes com evidência prévia de osteoporose em radiografia simples;
  • Adultos com artrite reumatoide, lúpus e/ou espondilite;
  • Pacientes com mais de 50 anos, que se enquadram em grupo de risco para fraturas (como doenças inflamatórias intestinais, falta de vitamina D e doença de Crohn);
  • Pessoas com mais de 50 anos que tenham sofrido fraturas.

A diferença entre osteopenia e osteoporose

Embora a osteopenia e a osteoporose sejam (ambas) patologias que acometem a massa óssea, elas possuem diferenças em relação a forma de afetar os ossos.

Sendo assim, a osteoporose é uma doença que normalmente está associada ao processo de envelhecimento natural do corpo humano e, embora possa atingir toda a população, acomete mais as mulheres durante o período da menopausa. Ela é uma condição metabólica caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.

Já a osteopenia é uma condição pré-clínica que condiciona a perda gradual de massa óssea e é anterior ao diagnóstico da osteoporose. Ela pode afetar tanto as mulheres quanto os homens, e está relacionada ao processo natural de envelhecimento. Diferente da osteoporose, a osteopenia não aumenta o risco de fraturas, evidenciando a importância da realização dos exames de rotina. Afinal, são esses exames que irão permitir um diagnóstico precoce e tratamento adequado em estágio inicial.

A importância do diagnóstico precoce da osteoporose

O diagnóstico precoce da osteoporose é primordial. Isso porque a doença costuma não apresentar nenhum sintoma nos primeiros momentos, mas com o passar do tempo pode apresentar sérias consequências para o paciente, como uma fratura espontânea. Além disso, o diagnóstico preciso em estágio inicial permite diminuir as dores causadas pelo desgaste dos ossos – sintoma comum da perda de massa óssea.

Como o exame é realizado?

O exame de Densitometria Óssea é um procedimento rápido e indolor (duração máxima de 15 minutos). Normalmente as regiões mais analisadas durante o procedimento são o colo do fêmur, onde as fraturas podem ser mais graves, e as vértebras lombares, local em que a perda óssea é mais rápida.

Durante o procedimento, o paciente é posicionado corretamente em uma maca e o profissional passa o densitômetro na área que será avaliada. O aparelho então emite uma radiação que capta e digitaliza a imagem dos ossos.

Os resultados da analise ficam prontos assim que o procedimento termina e somente com a análise das áreas destacadas acima é possível ter o panorama da massa óssea (laudo) de todo o restante do corpo do paciente.

Preparos antes da Densitometria Óssea

O paciente precisa seguir algumas recomendações no dia do exame. Sendo assim, não é indicado o uso de joias e objetos metálicos durante o procedimento, como o uso de relógios ou sutiãs com aros de ferro.

Além disso, o paciente não deve ingerir comprimidos de cálcio 24 horas antes do exame, ou ter realizado exames com contrastes iodados até 7 dias antes do procedimento.

Agora que você já sabe tudo sobre esse exame, entre em contato com o CDI e agende seu exame!

CDI – A CONFIANÇA QUE A SUA SAÚDE MERECE.