Elastografia hepática é um exame por imagem utilizado para diagnosticar e avaliar a existência de doenças crônicas e fibrose no fígado, sendo a última causada pelo acúmulo de tecido cicatricial. Caso não seja tratado, a fibrose pode desencadear outros problemas, prejudicando a qualidade de vida.

Como é realizada a elastografia hepática?

Para a realização da elastografia hepática é utilizado uma sonda de ultrassom que é colocada entre as costelas do lado direito da parede torácica. Para o procedimento o paciente não deve consumir líquidos, ou fazer a ingestão de sólidos, por no mínimo quatro horas antes do exame.

É importante saber que existem dois tipos de elastografia: a feita por ultrassom e a realizada por ressonância magnética.

  •  Elastografia por ultrassom

Neste procedimento, o exame é feito a partir de ondas sonoras para medir o grau de rigidez do tecido hepático. 

  • Elastografia por ressonância magnética

O exame combina a tecnologia de ultrassom com a ressonância magnética, criando imagens mais detalhadas para diagnóstico da rigidez do fígado.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o procedimento, aqui no CDI Imagem você pode agendar seu exame de forma facilitada e contar com uma equipe de especialistas que vão cuidar de você. Agende agora o seu exame.