A Radiologia Intervencionista é uma subespecialidade médica pouco conhecida, porém muito importante para o avanço da medicina. Isso porque ela permite aliar os exames de imagem com técnicas pouco invasivas para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

Quer entender mais sobre essa especialidade? Neste texto vamos mostrar tudo sobre essa área médica. Primeiramente, explicaremos o que é a especialidade e quais são os seus benefícios. Logo depois, vamos mostrar quais são as suas duas modalidades e qual o papel dos exames de imagem dentro da área.

O que é Radiologia Intervencionista?

Apesar dessa área ser pouco conhecida, ela tem crescido bastante nos últimos anos. Uma vez que, ela permite usar os exames de imagem para orientar e guiar cirurgias minimamente invasivas.

Essa subespecialidade permite o tratamento de doenças de forma eficiente, rápida e concentrada no bem-estar do paciente. Os recursos de imagem mais comuns utilizados para guiar os procedimentos, são os seguintes:

Nos procedimentos de radiologia intervencionista é feito pequenas incisões no paciente, para chegar à parte que precisa de tratamento, evitando assim procedimento cirúrgicos com cortes extensos e maior tempo de recuperação.

Essa parte do corpo, por sua vez, já foi mapeada através dos exames de imagem citados acima, o que torna todo o procedimento mais fácil, assertivo e seguro.

Quais são os benefícios da Radiologia Intervencionista?

Com base no que foi dito no tópico anterior, podemos então destacar os seguintes benefícios dessa área médica:

  • Procedimentos pouco invasivos;
  • Menor tempo de recuperação;
  • Maior eficácia, precisão e menos risco de complicações;
  • Mais segurança para os pacientes.

Quais são os procedimentos dessa subespecialidade são realizados no CDI?

Os procedimentos realizados por médicos radiologistas intervencionistas no CDI, são os seguintes:

  • Punções e biópsias de estruturas superficiais;
  • Punções e biópsias de estruturas profundas (biópsia hepática, renal, pulmonar, peritoneal e etc…);
  • Ablação por Radiofrequência;
  • Paracentese;
  • Drenagem de coleção.

Como são realizados os procedimentos?

Os procedimentos normalmente são realizados por via percutânea (incisões na pele) ou endovascular (dentro dos vasos), por meio de pequenas punções por onde o médico introduz fios, cateteres e drenos até o local desejado a fim de realizar um tratamento especifico em diversas partes do corpo, usando sempre os métodos de imagem como para se orientar.

A especialidade é nova?

A especialidade é considerada uma das mais novas da medicina e vem evoluindo cada vez mais junto ao surgimento de novas tecnologias relacionadas a métodos de imagem e procedimentos minimamente invasivos

Como já foi dito, os exames de imagem são de extrema importância nessa subespecialidade da medicina. Isso acontece porque, é por meio desses procedimentos que o médico especialista conseguirá visualizar detalhadamente os órgãos e cavidades que necessitam de tratamento. Dessa forma, é possível a realização de procedimentos mais eficazes e que priorizam a saúde e bem-estar do paciente.

Cuide da sua saúde! Agende já o seu exame no CDI

Ao longo deste texto explicamos tudo sobre a Radiologia Intervencionista. Explicamos que a especialidade une os exames de imagem com técnicas pouco invasivas para diagnóstico e tratamento de diversas doenças. Dessa forma, mostramos que ela é um grande avanço da medicina. Isso porque ela permite a realização de procedimentos menos invasivos, com poucas chances de falha e rápida recuperação. Logo depois mostramos as duas modalidades da especialidade e qual o papel dos exames de imagem dentro desta área.

Gostou de entender mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar o blog do CDI. Mantenha também os seus exames em dia! Sua saúde em primeiro lugar.