Muito se ouve falar sobre a próstata, mas, infelizmente, muitas pessoas não sabem a importância dessa glândula para o sistema reprodutor e urinário do homem. Porém, é de conhecimento geral que mantê-la saudável é essencial para a saúde masculina. Tendo o tamanho de uma noz na fase adulta, esse órgão é responsável por um número expressivo de casos de câncer.

Durante os primeiros anos da vida de um homem, a próstata é uma região insignificante frente ao funcionamento complexo do corpo humano. Mas, com o passar do tempo, ela começa a crescer, podendo desenvolver diversos problemas que afetam a qualidade de vida masculina. Descubra tudo sobre a função exercida pela próstata nessa leitura!

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula exócrina (elemina secreção), que pesa aproximadamente 20 gramas, e compõe o sistema reprodutor, assim como os testículos, epidídimo, ducto, vesículas seminais e pênis. Essa pequena glândula está localizada entre o reto e a bexiga, músculo que armazena a urina.

localização da próstata
Localização da próstata no corpo humano.

Qual a função desta glândula?

Mesmo parecendo insignificante, a próstata tem sim a sua função! A glândula é responsável por produzir e armazenar o líquido prostático.

O líquido prostático, juntamente com o líquido seminal – produzido pelas vesículas – e com os espermatozoides, auxilia na produção de sêmen. Assim, o líquido prostático representa 30% da composição seminal.

Novembro Azul: a dosagem de PSA e o toque retal

De amplitude mundial, o Novembro Azul é uma campanha que busca conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata. Por ano, quase 70 mil brasileiros são acometidos por essa doença que, felizmente, pode apresentar até 90% de chances de cura quando diagnosticada precocemente.

Tradicionalmente, o rastreamento do câncer de próstata é feito pelo exame de sangue com análise de PSA, ou através do exame de toque retal, sendo o ideal a combinação dos dois. Entretanto, os métodos de imagem vem adquirindo papel fundamental, proporcionando um arsenal de informações que auxiliam um diagnóstico mais preciso e precoce, que muitas vezes é mais tolerável pelo paciente.

Quando realizar os exames de imagem?

Os exames de sangue e toque retal permitem levantar suspeitas do câncer de próstata. Mas, para obter um diagnóstico preciso, que confirme a doença, os exames de imagem são altamente recomendados. Normalmente, quando o médico percebe alterações, esses exames serão posteriormente solicitados. Saiba um pouco mais sobre cada um deles:

Ultrassom de próstata via retal e abdominal

Muito indicado no estágio inicial da doença, o ultrassom pode ser realizado de duas maneiras: via abdominal ou via retal. O exame via abdominal possibilita a visualização e análise da bexiga e das dimensões da próstata. O exame via retal permite investigar a próstata com maior detalhamento, porém atualmente é mais utilizado para guiar biópsias.

Ressonância Magnética Multiparamétrica de Próstata

A Ressonância Magnética Multiparamétrica de Próstata é o exame de imagem mais eficaz para detectar lesões suspeitas. Através do procedimento, diversas características do câncer podem ser analisadas, como: tamanho, formato, consistência e vascularização. A ressonância permite muitas vezes detectar lesões que estão “ocultas” nos demais métodos de imagem.

Biópsia de Próstata

A biópsia é responsável por confirmar a presença do tumor e fornecer informações sobre o tipo e o grau do câncer de próstata. O procedimento pode ser uma biopsia convencional, ou utilizar o método de fusão de imagens de Ressonância Magnética, sendo este o método mais eficaz e atual para biópsia prostática. Esse exame consiste em remover pequenos fragmentos do tecido da glândula prostática e analisa-los, podendo ser realizado com anestesia local ou sob sedação.

Agende o seu exame!

Cuide da sua saúde sem deixá-la para amanhã! Drible o preconceito, cuide da sua saúde. Marque os seus exames com profissionais capacitados e garanta um diagnóstico seguro. Entre em contato com o CDI e tire todas suas dúvidas.