No mês das mulheres o CDI reconhece toda a história de enfrentamentos que possibilitou que as mulheres vivessem em um mundo mais igualitário e justo. Por isso, hoje relembramos a importância e os principais cuidados com o que é mais precioso para continuarmos a transformar o mundo: a saúde feminina. Confira os principais exames preventivos para as mulheres!

A importância das consultas ginecológicas de rotina

Além de manter uma boa alimentação e uma rotina de exercícios físicos, o acompanhamento periódico com um(a) médico(a) ginecologista de confiança é muito importante para a saúde feminina. Afinal, existem uma série de doenças e complicações que podem afetar os órgãos reprodutivos femininos, além das mudanças na produção hormonal da mulher ao longo de seu período fértil que podem favorecer o desenvolvimento de algumas doenças.

Sendo assim, o(a) médico(a) ginecologista, após uma avaliação clínica, indicará os exames a serem realizados pela mulher – sejam eles somente exames preventivos, ou com o objetivo de investigar qualquer alteração percebida durante a consulta. É importante lembrar, inclusive, que os exames clínicos muitas vezes não são capazes de diagnosticar algumas alterações sozinhos. Para isso, se faz necessário a realização de exames de imagem para garantir um acompanhamento completo.

Dessa forma, é possível diagnosticar precocemente doenças graves, como o câncer de mama. Quer saber quais são esses exames? Confira abaixo nossa lista.

Principais exames preventivos para as mulheres

  • Mamografia

A Mamografia é o principal exame no diagnóstico precoce do Câncer de Mama, já que consegue captar imagens de nódulos não palpáveis e emitir um resultado mais preciso que o Ultrassom. Por isso, deve ser realizado como procedimento de rotina por mulheres acima dos 40 anos, mesmo que não haja sinais e sintomas da doença.

  • Ressonância Magnética de Mamas

Esse exame é um pouco mais detalhado que a Mamografia e pode identificar cânceres na mama que não são indicados no exame anterior. Oferecendo mais sensibilidade ao tecido mamário, a Ressonância é indicada para casos específicos de câncer ou suspeita da doença e se faz fundamental quando o objetivo é definir o estágio do câncer.

  • Biópsia das Mamas

A Biópsia das Mamas é realizada quando há suspeitas de câncer na mama, geralmente após a realização da Mamografia e da Ressonância Magnética. Para sua realização, o médico retira parte do tecido do interior da mama e avalia a existência de células cancerígenas em laboratório.

  • Densitometria Óssea

O exame de Densitometria Óssea mede a densidade mineral dos ossos e compara com a densidade ideal para o sexo e idade da paciente. Sendo assim, ele identifica doenças que acometem mais as mulheres que outros grupos, como exemplo a Osteoporose.

  • Ultrassonografia de Mamas

A Ultrassonografia identifica cistos, nódulos sólidos ou assimetrias nas mamas. Embora esse procedimento seja importante na investigação e acompanhamento de patologias mamárias, ele é complementar a Mamografia e não substitui a necessidade desse exame.

  • Ultrassonografia Transvaginal

Esse exame não invasivo é realizado para avaliação do canal vaginal, trompas, ovários e colo do útero. Dessa forma, ele é primordial para o diagnóstico de problemas comuns dessa região, como cistos e cânceres.

  • Ultrassonografia da Pelve Feminina

A Ultrassonografia Pélvica tem como finalidade analisar o útero, o endométrio e os ovários. Sendo assim, ele deve ser feito para acompanhar a gravidez, controlar a ovulação e identificar doenças como a Endometriose.

  • Ultrassonografia de Abdômen Total

A Ultrassonografia Abdominal Total é indicada para avaliação dos órgãos do abdome, como o fígado, a vesícula biliar, o baço, os rins e outros órgãos. Além de ser realizado durante o pré-natal, ele identifica cistos, miomas e tumores de útero.

  • Ultrassonografia para preenchedores

Quando a mulher utiliza algum tipo de preenchimento, como silicone ou polimetilmetacrilato (PMMA), o ideal é realizar uma Ultrassonografia da região de tempos em tempos, identificando possíveis irregularidades.

Cuide da sua saúde! Agende já o seu exame no CDI

Agora que você já sabe quais são os principais exames de prevenção para as mulheres, não deixe de entrar em contato com o CDI! Priorize a sua saúde. Agende já uma consulta!

CDI – A confiança que a sua saúde merece!