A pandemia do Coronavírus é uma realidade que tem colocado a saúde de toda população brasileira e mundial em risco. Para se prevenir e evitar a transmissão do vírus, realizar testes de detecção da doença seguem sendo a melhor alternativa para todos. Porém, nem sempre o acesso a essa solução tem sido algo fácil e prático.

Os motivos são muitos: falta de testes nos hospitais, custo elevado (através da rede particular) e demora na realização pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Mas, além disso, outro problema tem preocupado quem possuí suspeitas: a demora para receber o resultado dos testes específicos para Covid (PCR).

Esse exame não é o de sangue e sim o molecular, feito com uma espécie de cotonete em contato com secreções do paciente. Porém, o resultado sai apenas dentro de 10 dias.

Com isso, a tomografia de tórax tem sido uma alternativa para diagnosticar pacientes com maior precisão e rapidez. Apesar de muitas pessoas se questionarem sobre como um vírus pode ser diagnosticado por exame de imagem, esse tem sido um dos principais métodos utilizados. Saiba como funciona esse procedimento e como ele pode contribuir!

Para que serve a tomografia de tórax?

Esse é um dos exames de imagem mais completo que existe, além de não ser invasivo ao organismo. A tomografia computadorizada do tórax (conhecida também como TC do tórax) é um exame de imagem que avalia o pulmão e toda a região torácica do paciente.

É um procedimento solicitado para diagnosticar a existência de nódulos, manchas, cânceres, mas também infecções. A tomografia também acompanha o estado das estruturas mediastinais (traqueia, timo, esôfago, tiroide etc.)

Como funciona a tomografia computadorizada?

Válida para diferentes regiões do corpo, a tomografia computadorizada é um exame superior a uma radiografia. Trata-se de um raio-x unificado a um computador programado. Juntos, eles produzem imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos do paciente. Para realizar o exame, o paciente deverá ficar deitado e imóvel dentro do aparelho tomográfico.

Aos claustrofóbicos, não há necessidade de pânico: a aparelhagem possui as extremidades abertas. No interior do tomógrafo estarão os anéis do raio-x, responsáveis por girar no entorno da mesa e capturar imagens detalhadas do pulmão e do tórax, ou de outras partes do corpo, como: cérebro, rins, fígado, pleura, entre outros.

Depois da realização, as fotografias torácicas serão analisadas pelos médicos, com a finalidade de detectar ou descartar qualquer alteração. A tomografia, além de ser bastante rápida, é indolor. O procedimento tem durabilidade de no máximo 15 minutos e conta com a presença de uma equipe especializada para repassar as instruções ao paciente.

A tomografia de tórax no diagnostico do Coronavírus

O vírus Covid-19 impacta diretamente, na maioria dos casos, o sistema imunológico, cardiovascular e respiratório do paciente. Por isso, a tomografia computadorizada de tórax é muito indicada. Com o procedimento é possível verificar os impactos ocasionados na região torácica, apontando a gravidade e extensão dos problemas respiratórios.

Entre essas complicações, que podem ser ocasionadas ou agravadas com a presença do vírus, estão problemas como:

  • Embolia pulmonar;
  • Pneumonia;
  • Asma;
  • Hipertensão pulmonar.

Prontamente o exame computadorizado irá classificar se o paciente é muito provável, indeterminado ou improvável em possuir o vírus. A precisão do diagnóstico provindo da tomografia permite que os médicos ajam com mais agilidade em casos de confirmação da doença, seja encaminhando para uma internação ou solicitando exames complementares.

A tomografia acompanha a recuperação dos casos de Covid?

Sim, o exame de tomografia é muito utilizado também no acompanhamento de pacientes já curados. Durante a etapa de prognóstico, novos exames de tórax podem ser realizados para assegurar a saúde do paciente.

Com esse acompanhamento é possível monitorar perdas no percentual respiratório e possíveis sequelas (em casos considerados de maior gravidade). Porém, vale lembrar que a tomografia é um exame que emite radioatividade. Para evitar complicações de saúde, converse com o seu médico em relação à periodicidade com que o exame deve ser repetido.

Quais cuidados são necessários?

Quando o exame de tórax também é solicitado com contraste (opção utilizada para verificar a existência de lesões ou vasos na região do exame) o paciente deve realizar o procedimento com pelo menos 4 horas de jejum. Mulheres lactantes também não devem amamentar 24 horas antes do procedimento.

O paciente não poderá usar nenhuma peça ou acessório com metal durante o exame. Além disso, as peças de roupa utilizadas devem ser, prioritariamente, de algodão.

Quando realizar a tomografia de tórax?

Em qualquer caso de suspeita de Coronavírus o paciente deve procurar por orientações médicas com a finalidade de iniciar um tratamento e evitar mais contaminações. Mas, se sentir dificuldades respiratórias, mal estar e necessitar de um diagnóstico rápido e preciso, ele pode realizar a tomografia de tórax.

Porém, o indicado, é que um médico acompanhe o quadro. Atenção: a realização da tomografia não suspende a necessidade de que um teste específico para Covid-19 seja realizado posteriormente. O exame apenas agiliza e oferece medidas emergências de tratamento.

O CDI está seguindo todas as normas de segurança para atender você!

Está com suspeitas ou precisando realizar um exame de tomografia computadorizada do seu tórax? Não tenha medo de ir até uma clínica ou hospital de sua confiança! Com a equipe da CDI a sua saúde e bem estar está em primeiro lugar!

Além de evitarmos aglomerações, os nossos profissionais estão realizando todas as medidas de higienização possíveis para evitar qualquer contágio de nossos pacientes. Nossos equipamentos são revestidos de proteção e as salas são sempre higienizadas com produtos adequados após serem utilizadas pelos pacientes.

Está com dúvidas sobre o nosso atendimento? Entre em contato, questione e agende o seu exame de imagem o quanto antes. Cuide de você e de sua família!