O preconceito no momento de realizar os exames da próstata ainda tem trazido grandes riscos aos homens. O câncer de próstata segue apontado como o segundo tipo de câncer mais comum em homens. Mas, ainda assim, com diagnóstico preciso e precoce, as chances de cura de um carcinoma de próstata podem chegar a 90%.

Tradicionalmente, existem dois exames que possibilitam o rastreamento desse tipo de câncer: o exame de toque retal e o exame de sangue com avaliação de PSA (antígeno prostático específico). Esses são os primeiros passos que permitem investigar a doença.

Quando procurar por ajuda médica?

O ideal é sempre investir no diagnóstico precoce, já que em estágio inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas. A campanha do Novembro Azul reforça a importância de realizar acompanhamento anual, especialmente se o homem possui mais de 40 anos de idade.

O médico deve ser prontamente procurado quando alguns sinais da doença prostática aparecerem. Confira quais indícios podem demonstrar alguma alteração da próstata:

  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Fraqueza ou sensação de dormência nas pernas e pés;
  • Fluxo urinário baixo ou interrompido;
  • Impotência;
  • Micção frequente;
  • Perda de controle da bexiga ou intestino;
  • Sangue no líquido seminal;
  • Vontade frequente de urinar, especialmente de madrugada.

Os exames de toque retal e de sangue são extremamente importantes. No entanto, cada caso é um caso e, muitas vezes, esses exames podem apontar alterações que precisam ser confirmadas. Nesse caso, os exames de imagem são aliados na confirmação do diagnóstico e acompanhamento do quadro.

A dosagem de PSA e o toque retal apresentaram alterações, e agora?

Em casos de evidências da doença apresentadas nos exames iniciais, o médico solicitará exames de imagem para concluir o diagnóstico. Esses exames possibilitam um resultado mais preciso, com informações sobre o tipo de câncer. Além disso, possibilitam um acompanhamento do seu desenvolvimento. Conheça os exames de imagem da próstata:

Biópsia

A Biópsia é responsável por confirmar a presença do tumor e fornecer informações sobre o tipo e o grau do câncer de próstata. O procedimento pode ser uma Biópsia convencional, ou Biópsia por Fusão de Imagens (provenientes da Ressonância Magnética), sendo a última opção o método mais eficaz e atual para a biópsia prostática. Esse exame consiste em remover pequenos fragmentos do tecido da glândula prostática e analisa-los, podendo ser realizado com anestesia local ou sob sedação.

Ressonância Magnética Multiparamétrica

A Ressonância Magnética Multiparamétrica da Próstata é o exame de imagem mais eficaz para detectar lesões suspeitas. Através do procedimento, diversas características do câncer podem ser analisadas, como: tamanho, formato, consistência e vascularização. A ressonância permite muitas vezes detectar lesões que estão “ocultas” nos demais métodos de imagem.

Ultrassom de próstata via retal e abdominal

Muito indicado no estágio inicial do câncer de próstata, o Ultrassom pode ser realizado de duas maneiras: via abdominal ou via retal. O exame via abdominal possibilita a visualização e análise da bexiga e das dimensões da próstata. O exame via retal permite investigar a próstata com maior detalhamento, porém atualmente é mais utilizado para guiar biópsias.

Agende seus exames no CDI!

Manter a saúde em dia deve ser prioridade na vida de todos. Por isso, mais do que manter os exames de rotina atualizados, se preocupar com a qualidade desses procedimentos é fundamental. Aposte em clínicas de confiança. No CDI você encontra profissionais altamente especializados e os equipamentos mais modernos! Drible o preconceito, cuide da sua saúde.