Você sabe do que se trata a angioressonância magnética cerebral?

O bom funcionamento do sistema sanguíneo e vascular é fundamental para a saúde humana como um todo, evitando as mais temidas doenças cardíacas e cerebrais. Se tratando do cérebro, aneurismas e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC’s) são os tipos de complicações mais comuns na atualidade.

Ambos apontam alguma alteração ou fragilidade nas veias cerebrais. Casos como esses devem ser acompanhados frequentemente pelo médico e, é por isso que os exames de diagnóstico e de rotina são tão importantes.

A angioressonância magnética venosa de crânio é um dos principais procedimentos indicados para o diagnóstico preciso dessas doenças. Essa é uma tecnologia avançada, que permite captar até as alterações mais imperceptíveis. Continue lendo e saiba mais sobre a angioressonância!

O que é a angioressonância magnética?

De uma forma geral, esse exame permite analisar, com detalhes, as artérias e veias cranianas de forma não invasiva. As alterações no sistema vascular cerebral são acompanhadas através da emissão de ondas magnéticas, permitindo identificar aneurismas, AVC’s e demais complicações.

Quais alterações a angioressonância magnética cerebral analisa?

Diversas características e condições do sistema vascular podem ser diagnosticadas com esse procedimento. Uma das mais frequentes é a estenose, que nada mais é do que o estreitamento do vaso sanguíneo, dificultando a passagem de sangue na região.

Porém, outras alterações também podem percebidas com a realização do exame. Veja os principais:

  • Aneurisma;
  • Anomalias anatômicas;
  • AVC’s;
  • Infarto cerebral agudo;
  • Más formações;
  • Oclusões e entupimentos;
  • Complicações vasculares pós-cirúrgicas.

Como é realizado o exame?

No momento do exame, o paciente deitará em uma maca. O suporte irá deslizar para dentro da máquina de ressonância magnética, que é um aparelho grande e circular. As imagens da região craniana serão captadas por um gigante imã, que está alojado na parte interna do maquinário.

De alta precisão, o procedimento é rápido, prático e indolor. Porém, não é indicado para pacientes com implantes auditivos, fragmentos metálicos ou que estejam utilizando marca passo.

Quanto tempo dura a angioressonância magnética cerebral?

O exame necessita de aproximadamente 20 minutos para ser realizada. Mas, esse período pode ser maior de acordo com orientação médica. O prazo de entrega do laudo do exame também costuma ser rápido. Porém, isso pode variar conforme a agenda clínica.

Diagnóstico de aneurisma cerebral

Para essa patologia, a angioressonância se torna muito indicada. Afinal, através de suas imagens de alta resolução e tecnologia, o exame detecta com facilidade não só os aneurismas grandes, mas também os minúsculos, que possuem apenas poucos milímetros.

Essa é uma doença com alta taxa de mortalidade e possibilidade de sequelas, que aumenta conforme o envelhecimento. A prevenção da doença é a melhor forma de evitar uma fatalidade já que, a maioria dos aneurismas são pequenos e não se rompem. Porém, ainda assim, o acompanhamento de possíveis desenvolvimentos do aneurisma se torna fundamental.

Diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC)

Acidentes vasculares cerebrais são qualquer problema de entupimento ou rompimento de algum vaso. Com a presença de hemorragia ou isquemia no vaso sanguíneo, a localidade do corpo sofre por falta de circulação sanguínea. A doença é uma das principais causas de morte, incapacitação e complicações graves.

Como no caso do aneurisma, quando se trata da observação de um quadro de AVC, a angioressonância permite um diagnóstico rápido e preciso do local. Quanto mais rápido for realizado o exame, maiores são as probabilidades de recuperação completa do paciente.

Agende seu exame no CDI

Você possui pré-disposições cardíacas e vasculares? Existe histórico de aneurismas e AVC’s em sua família? Não hesite em procurar um médico para prevenir complicações futuras!

Para diagnósticos e exames, conte com o CDI. Ligue e agende um horário com a nossa equipe!