Você sabe para que serve a Ressonância Magnética de Articulação?

Dores articulares são frequentes na população geral, principalmente em dois grupos de pessoas: idosos e praticantes de atividades físicas de alto rendimento. Dessa forma, em ambos os casos, é imprescindível o acompanhamento médico de qualidade que, quando necessário, irá solicitar exames de imagem para melhor avaliação da causa da dor.

Neste artigo, mostraremos o porquê de as articulações serem tão importantes para a movimentação do corpo humano. Logo depois, vamos mostrar os principais tipos de dores articulares e suas possíveis causas. Além disso, mostraremos que os exercícios físicos, quando praticados em excesso, podem causar as dores. Por fim, apontaremos quais são as variações da Ressonância Magnética de Articulação e a sua importância para um diagnóstico preciso.

As articulações são parte importante na movimentação do corpo

As articulações são as responsáveis pela movimentação do corpo. Elas são constituídas de membrana sinovial, bursas, tendões, ligamentos, cartilagem e extremidades ósseas.

Quando uma pessoa está com problemas articulares, ela tem dificuldades não somente em praticar exercícios físicos e atividades pesadas, mas também em realizar tarefas simples do cotidiano, como digitar, pegar um copo e até mesmo colocar os pés no chão. Sendo assim, as articulações são de extrema relevância para a movimentação e precisam de cuidados.

As dores articulares possuem diversas causas

Embora as dores articulares atinjam mais especificamente os praticantes de esportes e os idosos, há uma série de doenças que podem dificultar a movimentação. Abaixo mostraremos quais são as seis principais:

Atrite reumatoide

Essa doença autoimune torna as ”juntas” rígidas, causa inflamações e dores constantes. Nesse caso, o diagnóstico precoce é de extrema importância, já que a progressão da doença pode trazer consequências mais graves.

Degeneração articular (artrose)

Essa doença é comumente conhecida também como osteoartrose ou osteoartrite. Ela atinge inicialmente a cartilagem que protege os ossos, progredindo para outros componentes das articulações, causando dor, que pode ser até em repouso e limitando os movimentos.

Rompimento de tendões

O rompimento de um tendão pode ter diversas causas, entre elas o desgaste mecânico das articulações. Sendo assim, é importante estar atento às práticas esportivas em excesso, e ao desgaste natural das articulações.

Lúpus

Essa doença autoimune é multissistêmica e pode causar dores articulares e rigidez, bem como  acometer outras partes vitais do corpo, como o cérebro, os rins e a pele.

Tendinite e tenossinovite

Essa doença é caracterizada pela inflamação dos tendões e/ou suas sinóvias, essenciais para movimentação do corpo. Sendo assim, quem sofre de tendinite pode ter dores nas articulações e edema nos tendões.

Luxações

As luxações são geralmente provocadas por traumas , destacando-se em práticas esportivas. Algumas luxações necessitam de auxílio médico para que os componentes ósseos retornem à posição habitual, outras retormam espontaneamente. Em qualquer caso, elas precisam ser avaliadas por médicos, visto que há associado com fraturas ou outras complicações.

Exercício físico em excesso pode causar degeneração articular

A prática de exercícios físicos é grande aliada do bem-estar e qualidade de vida e deve ser estimulada. Porém lesões esportivas podem ocorrer e devem ser avaliadas, evitando prejuízos funcionais.

A Ressonância Magnética de Articulação permite diagnóstico preciso

Para quem sofre com dores articulares, a Ressonância Magnética permite diagnóstico preciso do desgaste das articulações, e da possível presença de outras doenças que a acometem, guiando o médico do esporte ou ortopedista, para o melhor tratamento. Com esse exame, há a possibilidade de análise das articulações de maneira não invasiva. As variações da Ressonância Magnética de Articulaçãosão:

  • RM do Ombro;
  • RM do Cotovelo;
  • RM do Punho;
  • RM do Quadril;
  • RM do Joelho;
  • RM do Tornozelo.

Entre em contato com o CDI e agende o seu exame

Sua saúde em primeiro lugar. Entre em contato com o CDI e agende o seu exame agora mesmo!